quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

A entrevista de Pedro Demo retrata a realidade da escola, que ainda está centrado no processo pedagógico do ler, escrever e contar sem nenhum sentido para o aluno. Na escola a criança escreve porque tem que copiar do quadro, mas o fato é que as crianças de hoje, querem estar conectados a tecnologia, pois é atraente e se desenvolvem de maneira diferente. Mesmo assim, o país continua distante desta realidade.
A internet oferece aos alunos meios extraordinários para interagir com o mundo, trocas de informações entre si, enquanto a escola está longe disso.
Diante disso, é urgente e necessário que a escola abrace a tecnologia de forma comprometedora, crítica, pois os meios tecnológicos estão atraindo com veracidade o meio social. Pedro Demo comenta sobre o texto impresso, onde o mesmo deve conter imagens, animação... Pois os textos tecnológicos são mais atrativos para as mesmas.
Diante das expectativas de Demo, a escola precisa restaurar e situar pedagogicamente e adequá-la as habilidades do século vinte e um. Sendo assim, o contexto escolar é preciso mudar e esta mudança deve começar pelo educador. Este não é substituível, mas sua função é transformar, inovar através dos meios que venham possibilitar conhecimentos através dos recursos tecnológicos com uma linguagem viva, significativa para o aluno.
Acredita-se que o mesmo precisa estar em constante e intensa formação continuada, é necessário sua reconstrução na busca do saber e pós mudanças ao ensinar aos seus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário