sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias


A entrevista de Pedro Demo retrata a realidade da escola, que ainda está centrado no processo pedagógico do ler, escrever e contar sem nenhum sentido para o aluno. Na escola a criança escreve porque tem que copiar do quadro, mas o fato é que as crianças de hoje, querem estar conectados a tecnologia, pois é atraente e se desenvolvem de maneira diferente. Mesmo assim, o país continua distante desta realidade.
A internet oferece aos alunos meios extraordinários para interagir com o mundo, trocas de informações entre si, enquanto a escola está longe disso.
Diante disso, é urgente e necessário que a escola abrace a tecnologia de forma comprometedora, crítica, pois os meios tecnológicos estão atraindo com veracidade o meio social. Pedro Demo comenta sobre o texto impresso, onde o mesmo deve conter imagens, animação... Pois os textos tecnológicos são mais atrativos para as mesmas.
Diante das expectativas de Demo, a escola precisa restaurar e situar pedagogicamente e adequá-la as habilidades do século vinte e um. Sendo assim, o contexto escolar é preciso mudar e esta mudança deve começar pelo educador. Este não é substituível, mas sua função é transformar, inovar através dos meios que venham possibilitar conhecimentos através dos recursos tecnológicos com uma linguagem viva, significativa para o aluno.
Acredita-se que o mesmo precisa estar em constante e intensa formação continuada, é necessário sua reconstrução na busca do saber e pós mudanças ao ensinar aos seus alunos.
Profª: Marilene

Um comentário:

  1. È realmente muito interessante trabalhar com as tecnologias na sala de aula, pois os alunos ficam mais atentos,curiosos,criam mais interesse pelas atividades,onde possibilita um melhor desenvolvimento da aprendizagem. Por isso nós educadores temos que ir em busca mesmo de aperfeiçoarmos na área tecnológica, para que possamos contribuir de forma clara e significativa.

    ResponderExcluir