sábado, 7 de maio de 2011

Diálogo Teórico

Projeto: UCA
Cursista: Marilene N. Nunes
Mediante a leitura de vários pensadores sobre a elaboração de projetos, todos são importantes na construção e investigação do conhecimento,sendo assim, eu escolhi Piaget com algumas provocações: -Como se origina o conhecimento? – Quais são os seus limites e como evoluiu? – Como se alcança a verdade ou o conhecimento? Tais questões têm preocupado os filósofos de todos os tempos, são respondidos de modos diferentes.Das respostas a essas questões surgiram concepções de aprendizagem e práticas pedagógicas que norteiam os trabalhos de ensino nas sala de aula de nossas escolas.Piaget se interessou pela Psicogênese do conhecimento como forma de completar a Sociogênese. Trabalhou no sentido de buscar elementos de sustentação como idéia central de sua teoria, “ o conhecimento não procede da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré- formada no sujeito, mas, de construção sucessivas com elaboração constantes de estruturas novas”.
Portanto o conhecimento não está no sujeito e nem no objeto,mas resulta da interação do sujeito com o objeto.
As descoberta de Piaget tiveram grande impacto na Pedagogia, mas de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimento é uma possibilidade limitada.
Não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver.Isso porque,para o cientista, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz.O conhecimento é construído pela própria criança.
Educar, para Piaget,é “ provocar a atividade” – isto é, estimular a procura do conhecimento.o professor não deve pensar no que ela pode se tornar”, diz Lino de Macedo.

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