sábado, 2 de abril de 2011

Atividade 2 - Módulo 3

A relação professor - aluno é uma comunicativa . Nesse processo ,o professor , ao comunicar-se com os alunos faz com que estes , por intermédio comunique-se uns com os outros e com a realidade ,com os conhecimentos e os valores .
Na sala de aula ocorrem situações concretas , que envolve tanto o professor quanto o aluno de maneira literal.
Nas perguntas orais e da maneira que elas são formuladas ,não há apenas uma dimensão didática ,e sim uma oportunidade de debate , de conhecimento mútuo .
As vezes a própria expressão dos alunos indica que é preciso fazer alguma pergunta não se trata simplesmente de verificar ,mas dá informações aos alunos ,para que corrijam seus erros ,que é uma das funções do professor que está apto a contribuir com seu aprendizado.
Não se trata de fazer uma pergunta ao aluno para verificar o que estão entendendo ou para solucionar alguma dificuldade (basicamente perguntas sobre os conteúdos),e sim de iniciar um período de discussão ou de dar aos alunos a oportunidade de contribuir com os seus próprios julgamentos .
Ao invés de terminar a aula com perguntas, pode-se começar fazendo-as criando assim um período de discussão ,o que pode ajudar a criar uma atmosfera de busca ou de curiosidade.
Ao estudarmos este texto sobre as questões principais da oralidade e escrita ,esperamos ter oferecido aos cursistas e aos interessados a se atualizar sobre o tema , sua aplicabilidade
Em sala de aula , o professor utilizará suas habilidades ,na sua criatividade ,para propor outras atividades ,onde o aluno poderá assumir uma postura ativa , para que isto ocorra ,não basta que apenas sua competência lingüística seja trabalhada ,mas sua competência comunicativa. 
Professora Marilene  Nepomuceno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário